quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Democracia

¿Depende de quem? 






Fala-se muito em democracia, mas não se vive e não se busca uma realidade social de fato democrática. A concretização dos ideais democráticos implica necessariamente, na participação direta e indireta do povo no poder. Enquanto cada cidadão não se enxergar como agente tranformador, se engajar politicamente e comprometer-se com seu dever cívico, a democracia será sempre uma demagogia exercida em beneficío de um minoria privilegiada, agravando cada vez mais o quadro de injustiças e desigualdades. 
Parece que em alguns momentos ocorre na cabeça do brasileiro um insano lapso de incoerência e ingenuidade ao acreditar na possibilidade de uma política séria e transformadora, a favor de um povo pouco coeso, que não se interessa  pela esfera pública, só se enxerga enquanto indíviduo e não enquanto cidadão, apático, condescendente, preocupado apenas em suprir suas necessidades egoísticas e consumistas.
Isso vale pra mim, pra você, pra todos nós... somos igualmente responsáveis por tudo que vivemos no nosso país: "Não adianta ter muita fé e pouca luta..." A responsabilidade é nossa, o momento é agora!
AMOR À PATRIA, OTIMISMO, ATIVISMO... são as palavras de ordem!
Nosso país é maravilhoso, sim! O patriotismo e uma ideologia forte de indentidade nacional são as principais armas que temos para lutar por um BRASIL melhor.
" Nada se deve esperar dos homens que entram na vida sem se entusiasmarem por um ideal.
Não se nasce jovem, é preciso adquirir a juventude e, sem ideal, é impossível adquiri la ".