quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

(In)conveniência Parlamentar x Conivência Popular

Como todos sabem, foi aprovado dia 16/12 o projeto que eleva o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil, a partir de 1º de fevereiro de 2011.
A votação previamente definida com caratér de urgência, teve duração de apenas 10 minutos, com um quórum de 317 parlamentares. E como era de se esperar, essa aprovação gerou grande repercusão e polêmica, pois acentua ainda mais o contraste entre a realidade do povo brasileiro, recém agraciado com o salário mínimo de R$ 540,00, com a luxuosa realidade daqueles que compõem o poder. Isso sem considerar as demais regalias legalmente instituídas e nos abusos de ilegalidade e corrupção. A indignação e o descontentamento popular são realmente inevitáveis. Não tem se falado tanto em outra coisa nas ruas e nas redes e sociais, passeatas e reinvindicações vem sendo organizadas em diversas partes do país. O que nesse ponto, é muito positivo para o processo de ampliação da conscientização política e da participação democrática. 
Hoje, assistindo na tv senado a votação para o Orçamento Geral da União (Veja a definição orçamentária para 2011), tendo em vista que se trata de uma das sessões mais importante do ano, fiquei indignadíssima ao ver o congresso praticamente vazio, sem contar que vários assessores e demais servidores também estavam ali presentes. Diferentemente da sessão do dia 16, o quórum inicial era inferior a 100 parlamentares. Mais um indicativo de que o nosso legislativo atua com prioridade máxima em atender interesses próprios e não em favor da nação.
No local onde se deveria representar os interesses e direitos do povo, ocorre arbitrariedades inaceitáveis e ações abusivas constantes, dignas também de mesma repercussão. Portanto, o acompanhamento contínuo e a  intensa mobilização da população deve se tornar habitual. De outra forma, não consigo enxergar melhorias no lamentável quadro político brasileiro.





Programação das passeatas divulgada pelas redes:
Brasília
21/12, às 10h, na rodoviária do Plano Piloto. A concentração será na escada de acesso ao metrô.
Reunião: 20/12, no CA de Serviço Social, às 10h.


Belo Horizonte
Praça da estação, às 16h, dia 27/12

Fortaleza
27/12, às 16h, na praça do Ferreira

Manaus
Planos em andamento

Recife
27/12, às 16h. (concentração a definir na reunião)
Reunião dia 23/12 no 13 DE MAIO, às 17:00.

Rio de Janeiro
27/12, às 14h, em frente a igreja candelária no centro.

Salvador
22/12, às 13h, no cruzamento da Avenida Reitor Miguel
Reunião dia 20/12, às 14h, na biblioteca da UFBA, campus Ondina.

São Paulo
20/12, as 13h, na praça Oswaldo Cruz.
22/12, as 18h, no vão do MASP

Enquanto isso somos obrigados a engolir deputados " sortudos":



" Nada se deve esperar dos homens que entram na vida sem se entusiasmarem por um ideal.
Não se nasce jovem, é preciso adquirir a juventude e, sem ideal, é impossível adquiri la ".